Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Agropecuária e a Campanha da Fraternidade 2010


A agropecuária e a CF 2010 relacionam-se no termo economia. A agropecuária baseia-se na criação de animais e na plantação de alimentos para gerar lucros, enquanto a CF 2010 diz que nós não podemos servir a Deus e ao dinheiro, porém sem lucros os agricultores não compram substâncias para o enriquecimento do solo, e com o solo infértil não há a agricultura. Ocorre o mesmo com a Pecuária, sem lucros os pecuaristas não compram alimentos, e sem alimentos o gado não sobrevive, logo gera prejuízos.
            Nós vivemos em uma sociedade capitalista, na qual o lucro e o capital são o centro da economia, ou seja, através da CF 2010 não só os agricultores ou os pecuaristas vão se conscientizar, e sim toda a sociedade, que pensa apenas em lucrar mais e mais. Por outro lado, os pecuaristas vêem o animal como um objeto para obter lucros, tirando sua definição básica de ser vivo.

Latifúndios

Agropecuária


Agropecuária

É a área do setor primário responsável pela produção de certos produtos - primariamente alimentos - através do cultivo de certas plantas e do crescimento de certos animais domesticados. É um termo utilizado para abranger de uma só vez a agricultura e a pecuária.
Agricultura é a arte ou processo de usar o solo para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, fibras, energia e matéria prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas e contemplação estética. A quem trabalha na agricultura chama-se agricultor. O termo fazendeiro se aplica ao proprietário de terras rurais onde, normalmente, é praticada a agricultura ou pecuária ou ambos.
Pecuária é a arte ou o conjunto de processos técnicos usados na domesticação e produção de animais com objetivos econômicos, feita no campo. Assim, a pecuária é uma parte específica da agricultura. Também conhecida com criação animal, a prática de produzir e reproduzir gado é uma habilidade vital para muitos agricultores.Agronegócios
Agronegócio (também chamado de agribusiness ou agrobusiness) é o conjunto de negócios relacionados à agricultura em grande escala, baseada no plantio ou criação de rebanhos em grandes extensões de terra. Estes negócios, via de regra, se fundamentam na propriedade latifundiária bem como na prática dos arrendamentos.

Costuma-se dividir o agronegócio em três partes. A de negócios agropecuários propriamente ditos (ou de "dentro da porteira") que representam os produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes produtores, constituídos na forma de pessoas físicas (fazendeiros ou camponeses) ou de pessoas jurídicas (empresas).

Em segundo lugar, os negócios à montante (ou "da pré-porteira") aos da agropecuária, representados pela indústrias e comércios que fornecem insumos para os negócios agropecuários. Por exemplo, os fabricantes de fertilizantes, defensivos químicos, maquinário de diversos portes (tratores, colheitadeiras, dentre outros), etc.

E, em terceiro lugar, estão os negócios à jusante dos negócios agropecuários. São os negócios "pós-porteira", aqueles negócios que compram os produtos agropecuários, os beneficiam, os transportam e os vendem para os consumidores finais. Por exemplo, os frigoríficos, as fábricas de fiação, tecelagem e de roupas, os curtumes e as fábricas de calçados, os supermercados e varejistas de alimentos etc.

Video: Encontro do Campo com a Cidade